Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai assinalar o Dia Mundial do Cancro com diversas iniciativas nos Açores.

O Dia Mundial do Cancro, efeméride que se assinala no próximo domingo, dia 4 de fevereiro, é um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. 

Nesse âmbito o Núcleo Regional dos Açora da LPCC, em colaboração com a Palco 21, promove o evento “Sente, Música Açoriana e Portuguesa”, no dia 2 de fevereiro, próxima sexta-feira, pelas 21h00, na freguesia de Santa Cruz das Ribeiras, no concelho da Lajes do Pico.

O evento contará com uma palestra a cargo de André Amaral, interno de Medicina Geral e Familiar, sobre o Código Europeu Contra o Cancro – documento desenvolvido pela Centro Internacional de Investigação do Cancro (IARC) da Organização Mundial da Saúde, incide nas medidas que os cidadãos podem tomar individualmente para contribuir para a prevenção do cancro-, e a atuação de diversos artistas locais, nomeadamente, Bruno Rosa, Manuel Costa Júnior, Vânia Goulart & Amigos que interpretarão clássicos da música açoriana, portuguesa e temas originais, e ainda com a presença do DJ Herberto Quaresma, que trará sonoridades da música de dança, pop e rock dos anos 70, 80 e 90.

As entradas, com um custo de dois euros, que revertem na totalidade para o NRA/LPCC.

Na ilha do Faial o NRA/LPCC, em parceria com o Clube Independente de Atletismo da Ilha do Faial (CIAIA), promove no próximo dia 4 de fevereiro, sexta-feira, um Trail e Caminhada solidários.

A iniciativa, com início às 16h00 junto ao Parque da Alagoa, tem o seguinte percurso: Parque da Alagoa, Avenida, Peter, Canto da Doca, Trilho do Monte Queimado, Casa dos Dabney, Aquário, Trilho do Neptuno, Ermida da Guia, Trilho do Bacalhau, Casa dos Dabney, Praia, Rua da Rosa, Peter, Avenida e termina no Parque da Alagoa.

O Trail e Caminhada Solidários pretendem alertar para a importância de hábitos saudáveis no dia-a-dia das pessoas e da prevenção do cancro da mama, bem como angariar verbas para a causa.

As inscrições podem ser efetuadas através do link https://goo.gl/GjQzX8 , via email delegacao.faial.nra@ligacontracancro.pt , através do telefone 292 293 862 ou 912528 221, ou no local, 15 minutos antes da partida. O preço da inscrição, de cinco euros, incluí a oferta de uma t-shirt e um lanche no final do percurso.

Na ilha Terceira, realiza-se no dia 3 de fevereiro, sábado, às 14h00, no Museu de Angra do Heroísmo, a palestra “Dia Mundial do Cancro”.

A palestra será composta por dois painéis – “Sobrevivi ao cancro, e agora?”, orientado pela médica oncologista, Andreia Coelho e “Alimentação e Cancro”, da responsabilidade da nutricionista, Tânia Rocha.

O evento é dirigido a pessoas com doença oncológica, sobrevivente e familiares e está inserido nas linhas de ação do NRA/LPCC no esclarecimento da população, desmistificando temáticas relacionadas com o cancro, a alimentação e recomendações de um estilo de vida saudável.

A entrada para o evento é livre mediante inscrição prévia no Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua da Rosa n.º 26, em Angra do Heroísmo.

 

 

 

 

Foto: Cartaz

NRA LPCC/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/dia-mundial-do-cancro-assinalado-nos-acores/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.