Cordeiro salienta o investimento público na “valorização dos produtos lácteos”

V CordeiroO candidato do PS/Açores às eleições legislativas regionais realçou hoje o apoio às explorações agrícolas e a valorização dos produtos lácteos, como forma de melhorar os rendimentos dos produtores e de todos os que estão envolvidos na indústria do leite e derivados, nos Açores.

Vasco Cordeiro lembrou, à margem de uma reunião com a Cooperativa Ocidental, na ilha das Flores, que, ao longo da atual legislatura, “mais de 2.000 explorações agrícolas açorianas foram beneficiadas pelo investimento público, que superou os 120 milhões de euros, em todo o setor”.

Referindo-se ao caso concreto da Cooperativa Ocidental, o líder socialista salientou um “conjunto de medidas que foram tomadas e o trajeto de recuperação que esta cooperativa já iniciou”, considerando que a “indústria do leite e derivados é importante para a ilha das Flores” e salientando medidas adotadas pelo Governo dos Açores, como “o apoio técnico ou o programa de apoio à aquisição de novilhas, tendo em vista o reforço da produção de leite”.

Vasco Cordeiro frisou que, no primeiro semestre de 2016, em comparação com o primeiro semestre de 2015, “houve um aumento de cerca de 80% no volume de entregas de leite nesta fábrica”, algo que “ilustra bem a resposta positiva e a adesão dos produtores da ilha das Flores a este trajeto de recuperação”.
O candidato considerou, contudo, que “temos de ir mais além”, principalmente “ao nível da questão ambiental, da valorização dos produtos desta cooperativa ou da criação de condições para que o rendimento deste setor possa aumentar também aqui”.

Vasco Cordeiro sublinhou que “ao nível da produção, a aposta não se deve resumir apenas às componentes infraestruturais”, mas deve também ser feita “ao nível da eficiência de cada exploração, criando mecanismos a nível da análise de custos, para que os agricultores possam tomar as melhores decisões possíveis e aumentar o seu rendimento”.

“O PS/Açores trabalhará sempre com o intuito de aumentar o rendimento do trabalho neste setor, dos produtores agrícolas açorianos”, assegurou o presidente do PS/Açores.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/cordeiro-salienta-o-investimento-publico-na-valorizacao-dos-produtos-lacteos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.