Contaminação na Terceira: PCTP/MRPP defende indemnizações às pessoas afetadas com cancro

O comité do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) na ilha Terceira defendeu hoje que as pessoas com cancro que vivem junto à Base das Lajes devem “exigir as devidas indemnizações” aos governos norte-americano, da República e da Região.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o partido reivindica, também, a realização e divulgação de estudos sobre uma possível incidência superior de cancro no concelho Praia da Vitória.

“O PCTP/MRPP exige do Governo central e do Governo regional que divulguem imediatamente os relatórios americanos e portugueses já elaborados sobre a poluição dos solos e aquíferos das Lajes e da Praia da Vitória e aprofundem os estudos sobre as doenças oncológicas dos residentes na área”, adiantam no documento.

O comité acusa, no entanto, o Governo da República de proteger “escandalosamente” os Estados Unidos da América da responsabilidade pelas contaminações de solos e aquíferos profundos na ilha Terceira, alegando que há relatórios que confirmam “fuga de combustíveis, derrame de lamas tóxicas e enterramento de amianto e outros produtos perigosos no solo”, por parte Força Aérea norte-americana.

“O Governo regional de Vasco Cordeiro tem alinhado com o Governo da República na proteção dos americanos. Não é de admirar: o Governo central e o Governo regional, em relação ao imperialismo ianque, nunca passaram de governos lacaios e cordeiros”, criticou.

O partido considera, por isso, que o Governo português deve exigir aos Estados Unidos a publicação de estudos sobre a contaminação na ilha Terceira e a rápida descontaminação.

“Exigimos ainda que o governo imperialista americano proceda, às suas custas, à imediata descontaminação dos solos e dos aquíferos profundos da Base das Lajes e respetivas áreas envolventes. Tudo sem demora e com o pagamento das devidas indemnizações”, acrescentam no comunicado de imprensa.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

Lusa/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/contaminacao-na-terceira-pctp-mrpp-defende-indemnizacoes-as-pessoas-afetadas-com-cancro/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.