Contaminação na Terceira: exposição a contaminantes aumenta probabilidade de contrair doenças

O investigador da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, alertou esta semana para o aumento da probabilidade da contração de doenças oncológicas consoante o grau de exposição aos contaminantes detetados na ilha Terceira.

“Com os dados obtidos na análise de três locais contaminados, a probabilidade [de contração de doença oncológica] aumenta. Essa probabilidade aumenta em função do tempo de permanência nesse local e em função da atividade lá realizada”, afirmou Félix Rodrigues, no final da sua audição na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (CAPAT), da Assembleia Legislativa dos Açores.

De acordo com o professor universitário, “uma coisa é entrar e sair, outra coisa é, por exemplo, ir semear ou ir fazer uma obra de construção civil”, realçando que cada uma destas ações acarreta riscos para a saúde “completamente diferentes”.

Félix Rodrigues alertou que a ação contaminante pode acontecer através da pele ou por inalação, existindo diferentes vetores de contaminação que “têm de ser equacionados na avaliação do risco”.

O investigador referiu, ainda, que tem existido alguma confusão com a utilização de estatísticas e probabilidades na análise dos efeitos da contaminação na ilha Terceira.

“A estatística aplica-se a grandes grupos, a grandes números. Quando temos grandes populações, grandes amostras, aí aplica-se a estatística. A probabilidade aplica-se ao indivíduo”, afirmou, realçando que, neste caso, a poluição que existe num sítio localizado “não afeta a população toda”, o que inviabiliza a utilização das estatísticas.

Félix Rodrigues entende que “se não houver exposição, não existe probabilidade de contração deste risco, ou de uma determinada doença”, considerando necessária a realização de um estudo onde seja percetível “quem foi exposto” e “durante quanto tempo”.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/contaminacao-na-terceira-exposicao-a-contaminantes-aumenta-probabilidade-de-contrair-doencas/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.