Conselho de Ilha do Faial aprova criação de Comissão em Defesa do Aeroporto da Horta

O Conselho de Ilha do Faial aprovou, esta semana, a proposta de criação da Comissão em Defesa do Aeroporto da Horta (CEDAH), com o objetivo de sensibilizar os órgãos de Governo e a empresa concessionária para os benefícios do aumento da pista daquela infraestrutura aeroportuária.

A iniciativa, proposta pelos conselheiros afetos ao PSD, tem como objetivo imediato reunir com o Primeiro-ministro, com o presidente do Governo regional, com o Conselho de Administração da ANA/VINCI e com os grupos parlamentares da Assembleia de República, sensibilizando-os para o investimento.

No entender do deputado Luís Garcia, que apresentou a proposta, vivemos “um tempo de oportunidades”, que “devemos pugnar para que sejam analisadas e aproveitadas” no sentido de concretizar esta antiga aspiração dos faialenses e que “mais importante do que enviar documentos é reunir com as pessoas e de olhos nos olhos tentar sensibilizá-las para a nossa causa”.

Entre essas oportunidades, os autores da proposta salientam a renegociação do Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos Aeroportos situados em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores, celebrado em 2012 com a ANA, a reprogramação dos fundos do programa “Portugal 2020” e as alterações legislativas feitas pela Comissão Europeia que permitem apoios a infraestruturas portuárias e aeroportuárias de regiões ultraperiféricas.

Segundo a proposta, a CEDAH será constituída pelos presidentes do Conselho de Ilha, da Câmara e da Assembleia Municipal e da Câmara de Comércio da Horta, bem como, por um representante do PSD e outro do PS. Será ainda convidado a integrar esta comissão um elemento do Grupo do Aeroporto da Horta.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/conselho-de-ilha-do-faial-aprova-criacao-de-comissao-em-defesa-do-aeroporto-da-horta/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.