CITY 2020: Angra do Heroísmo acolhe cidades Património Mundial do Atlântico

De 25 a 28 deste mês, Angra do Heroísmo será o ponto de encontro das cidades Património da Humanidade localizadas no Atlântico, no âmbito do Projeto CITY 2020, sendo a anfitriã das suas congéneres das Canárias, Município de La Laguna, do Senegal, representado pelos municípios de Saint Louis e de Isle de Gorée, e do município da Ribeira Grande de Santiago, de Cabo Verde.

Do programa consta o III Encontro de Parceiros, a 25 de julho, no qual se prosseguirá o trabalho iniciado nas 2 edições anteriores, nas Canárias e em Cabo Verde, de aposta num contínuo intercâmbio e trabalho conjunto para a prossecução dos objetivos estabelecidos no âmbito deste Projeto, nomeadamente de promoção de produtos e serviços turísticos sustentáveis, inovadores e de qualidade, a promoção do comércio local nas cinco cidades e o apoio às pequenas e médias empresas do setor turístico, razão pela qual o parceiro local de Angra para o evento é a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

Além desta reunião de parceiros a iniciativa inclui, igualmente, três eventos abertos ao público: o II Seminário Internacional Anual – Interreg Mac “City2020”, a Noite Branca City 2020 e a Feira Noturna City 2020.

O Seminário Internacional, este ano sob o lema “Turismo Cultural nas Cidades Património Mundial”, acontece a 26 de julho, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, entre as 9h30 e as 17h30, e conta com as participações do Vereador do Município de Angra, Guido Teles, da Vereadora de San Cristóbal de La Laguna e Chefe de Fila do Projecto, Maria José Castañeda Cruz, da especialista em fundos Estruturais, Andreia Bretão, da Direção Regional de Planeamento e Fundos Estruturais, de José Dias, especialista em Turismo e antigo assessor do Presidente da República Jorge Sampaio, de Carlos Fernandes, Doutorado em Turismo pela Bournemouth University e especialista em Turismo Cultural, do Presidente do Município da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Pina, do Diretor de Património e Turismo do Município de Saint-Louis, Ali Sine, do Conselheiro da Câmara Municipal da Ilha de Gorée, Diandy Joseph, da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores e do Presidente do Município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses. O Seminário pretende debater as vantagens e constrangimentos ao turismo nestas cidades e a aposta no Turismo Cultural como mais valia das cidades Património Mundial. No final deste evento internacional está programado, no Foyer do CCCAH, um concerto pelo jovem violoncelista, premiado internacionalmente, André Gunko, acompanhado ao piano por Olga Lysa.

O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia em goo.gl/dhaZ5v.

Nos dias 27 e 28 os eventos City 2020 acontecem nas ruas do Centro Histórico de Angra do Heroísmo, com a co-organização da CCAH. No dia 27 tem lugar, nas Ruas Direita e de S. João e no Páteo da Alfândega, onde, simultâneamente tem também lugar a Feira Noturna que se prolonga até ao dia seguinte, 28 de julho.

Na Noite Branca City 2020 participam os artistas plásticos Azul, Rita Evangelho, Vasconcelos e Weip One, os Grupos de Animação itinerante de Rua Spirit e Por Definir, e atuam, entre as 21h00 e as 02h00 da madrugada do dia seguinte, as Bandas Dr. Vi Band, Big Muffin Orchestra e Bossa Quintet, bem como o Dj Rodrigo do Ó.

Já só apenas no âmbito da Feira Noturna City2020, no dia 28 de julho, estão programados os concertos da Sociedade Filarmónica Recreio Serretense às 19h00 e dos Myrica Faya às 23h00 no Páteo da Alfândega, a animação itinerante de rua do Grupo Spirit, e o Concerto de Bruno Walter & Friends e convidados na Praça Velha pelas 21h30.

A Feira Noturna dará destaque aos produtos regionais e contará com a participação da MUA – Mostra Urbana de Artesanato do CRAA – Centro Regional de Apoio ao Artesanato.

O comércio local aderiu ao desafio lançado pelo Município de Angra do Heroísmo e pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e estará de portas abertas durante estes dois eventos, estando previstos para os dois dias, entre as 17h30 e as 19h00 um “Happy Hour” nos bares e cafés e menús especiais, concebidos para assinalar o City2020 em Angra, nos restaurantes e cafés da cidade.

Com estes eventos multifacetados cumpre-se o espírito e os objectivos do presente Programa, já que o City2020 é uma iniciativa de cooperação territorial das cidades Património da Humanidade do Atlântico (aprovada pelo Programa de Cooperação Interreg MAC 2014-2020 e financiada pelo FEDER) que pretende “evidenciar e enriquecer a competitividade empresarial e comercial em rede, em particular no setor turístico, através de iniciativas inclusivas, inteligentes e sustentáveis”.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/city-2020-angra-do-heroismo-acolhe-cidades-patrimonio-mundial-do-atlantico/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.