Cinema Europeu em foco na terceira edição do Montanha Pico Festival

O mês de janeiro, repleto de arte e aventura na temática de montanha, dá destaque ao melhor do cinema europeu, na terceira edição do Montanha Pico Festival.

As noites de cinema abrem no Auditório do Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, no sábado 7 de janeiro, com a presença de dois cineastas portugueses: Jorge Pelicano e João Pedro Plácido. Os seus trabalhos mostram comunidades de montanha em Portugal. Os filmes de abertura “Ainda há Pastores?” e “Volta à Terra” foram produzidos em décadas diferentes, mas os seus paralelos ajudam-nos a compreender melhor o facto de comunidades montanhosas estarem a desaparecer, mesmo em Portugal. Para abrir a noite, a cineasta polaca Julia Poplawska, também presente, vem mostrar o seu último trabalho, a curta “O Local”.

Nas semanas seguintes, todas as terças feiras, no Museu dos Baleeiros, filmes galardoados e de grandes nomes de cinema europeu vão ser apresentados. O último filme dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviana, “Maravilhoso Boccaccio”, baseado na obra prima Decameron, recebe a sua estreia nos Açores. Da Noruega, o filme/documentário “Da Natureza” de Ole Giaver de certeza que vai trazer sorrisos às nossas audiências com uma caminhada na mente do jovem que aventura pelas montanhas. O vencedor do Prémio do Júri Un Certain Regard, do Festival de Cannes, “Força Maior” de Ruben Ostlund e, a encerrar o mês, o filme “Longe dos Homens” de David Oelhoffen, com a grande estrela de Hollywood Viggo Mortensen, também fazem parte da programação. Todos estes filmes têm legendas em português.

Na sala da MiratecArts, no Estádio Municipal da Madalena, e para os mais aventureiros, os filmes vão ser apresentados nas suas línguas originais e com legendas em inglês: “Nini” do italiano Gigi Giustiani, “Metronomic” do francês Vladimir Cellier e dois grandes filmes de aventura: “K2 Touching the Sky” e “Across Antarctica” que vê a jovem Stéphanie Gicquel receber o Guiness World Record pela mais longa expedição de esqui levada a cabo por uma mulher, completam o programa de filmes.

 

 

 

 

Foto: MiratecArts

MiratecArts/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/cinema-europeu-em-foco-na-terceira-edicao-do-montanha-pico-festival/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.