CDS-PP acusa: “Vasco faz papel de cordeiro” na implementação da certificação da pista das Lajes

O presidente do CDS-PP/Açores acusou hoje o presidente do Governo regional de fazer “papel de cordeiro” na implementação da certificação da pista do Aeroporto Internacional da Terceira.

“A autoproclamada certificação civil da infraestrutura aeronáutica da Base Aérea das Lajes por Vasco Cordeiro vale menos que zero. (…) Até hoje não se notou nenhum benefício palpável e visível para a operação civil, pois os constrangimentos continuaram”, afirma Artur Lima em comunicado.

No que diz respeito às escalas técnicas, e segundo o líder popular açoriano, “estas continuam a realizar-se apenas para voos de emergência e não para voos comerciais, porque obrigam os passageiros a desembarcarem do avião para abastecer, quando é perfeitamente possível, cumprindo algumas regras, que o avião seja abastecido com os passageiros a bordo”, acrescentando que “Vasco faz papel de cordeiro às mãos dos militares e não tem força para impor aquilo que é uma mais valia económica para a ilha Terceira”.

Artur Lima considera “inconcebível” que a questão do anemómetro, por sua sugestão, tenha sido levada à Comissão Bilateral Permanente e que “nada tenha sido feito”.

“O que se conclui é que a força de Vasco Cordeiro vale menos que zero nesta matéria, aliás, como noutras. O anemómetro é fundamental para certificar a operação da aviação civil porque é o aparelho que prevê no momento e com exatidão a rajada e a força do vento para o piloto tomar atempadamente determinadas decisões”, constata.

Ainda relativamente à certificação civil da infraestrutura aeronáutica da Base Aérea das Lajes, o CDS informou que solicitou, esta sexta-feira, com caráter de urgência, documentos considerados estruturantes pelo ministro da Defesa Nacional, aquando do seu discurso na cerimónia de atribuição da certificação, nomeadamente uma cópia do protocolo entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), uma cópia do protocolo entre a Força Aérea Portuguesa e o Governo Regional dos Açores, uma cópia do Manual do Aeródromo, uma cópia do Plano de Emergência e do Plano de Segurança da Aerogare Civil das Lajes.

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/cds-pp-acusa-vasco-faz-papel-de-cordeiro-na-implementacao-da-certificacao-da-pista-das-lajes/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.