Câmara do Comércio promove 295 horas de formação em Angra do Heroísmo

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) promove, no primeiro trimestre de 2017, 15 cursos de formação para profissionais e workshops nas áreas de gestão e administração, desenvolvimento pessoal e recursos humanos, formação para formadores, turismo, informática, línguas estrangeiras, transportes, indústria alimentar e Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, num total de 295 horas de formação agendadas.

Na área de Gestão e Administração estão programadas duas ações de formação ainda em janeiro, sobre a NORMA ISO 9001:2015 e em Gestão e Liderança. Entre 24 e 26 de janeiro, os utilizadores da norma de referência NP EN ISO 9001:2008 ou colaboradores de empresas certificadas podem ficar a conhecer as principais alterações entre versões da norma 9001:2008 e 9001:2015, sendo fornecidas competências para a implementação de um sistema de gestão da qualidade com base naquela Norma. De 31 de janeiro a 03 de fevereiro, a formação é em “Gestão e Liderança”, trabalhando-se todas as vertentes que assegurem processos de liderança articulados. A ação será ministrado por João Leite. O mesmo formador irá propiciar uma ação em “PNL 3D – Programação Neuro Linguística a 3 Dimensões”, com o objetivo de facultar métodos e ferramentas eficazes da comunicação verbal e não verbal que permitem aos formandos pensar e atuar de forma distinta.

Na área de informática, estão agendadas duas ações sobre a folha de cálculo “Excel”, na vertente básico e avançado, ambas ministradas por Fátima Candeias. A versão de básica decorre entre 01 e 09 de fevereiro, com carga horária de 15 horas. A avançada entre 08 e 16 de março, também com 15 horas.

A 06 de fevereiro arranca uma formação em “Higiene e segurança no trabalho” destinada, prioritariamente, aos empresários e/ou trabalhadores de microempresas que desempenham ou irão desempenhar funções de segurança e higiene no trabalho de nível básico e cujo setor de atividade não seja considerado de risco elevado. A formação tem uma carga horária de 36 horas e encontra-se homologada pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional.

Para os operadores das empresas, com funções ao nível do manuseamento e/ou manutenção de empilhadores e plataformas elevatórias, está agendada formação que lhes permitirá cumprir com os requisitos legais, adquirindo competências que lhes permitam efetuar operações seguras, eliminando os possíveis riscos de acidentes decorrentes da utilização incorreta dos equipamentos. A Formação, com um total de 16 horas, decorre a 09 e 10 de fevereiro.

Entre 06 de março e 10 de abril decorre a “Formação Pedagógica Inicial de Formadores”, com um total de 90 horas em horário pós-laboral, nas dimensões pedagógica, organizacional, prática e deontológica e ética.

Direcionado à indústria alimentar estão agendados dois workshops. O primeiro a 04 de março, sobre “Gestão de alergénios nas empresas do setor alimentar”, com o objetivo de criar, implementar e gerir procedimentos de gestão de alergénios. O segundo, a 18 de março sobre “Elaboração de fichas técnicas de produtos alimentares”, que visa identificar toda a informação que deve constar numa ficha técnica de um produto alimentar.

De 13 a 21 de março realiza-se a formação em “Língua Espanhola” (UFCD 8222) com 25 horas, para interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em espanhol, a nível do utilizador elementar, adequando-os às diversas situações comunicativas do quotidiano.

De modo a dar a conhecer a disciplina jurídica em matéria de cessação do contrato de trabalho, designadamente as principais alterações e implicações face ao Código do Trabalho, principalmente em termos de causas de cessação do contrato de trabalho e respetivos cálculos e acerto final de contas está agendada a formação em “Cessação de contratos de trabalho – novas formas de cálculo das compensações”. Decorre entre 27 e 31 de março com uma carga horária de 15 horas.

Para o setor do turismo, a CCAH dará continuidade ao ciclo workshops para a qualificação turística na Ilha Terceira. Em Janeiro está agendado o workshop “A biodiversidade e as maravilhas naturais da ilha Terceira”, com um total de 15 horas divididas em sala e visitas terrestre e de mar. Terá como oradores os professores Paulo Borges, Isabel Amorim, Rui Elias e João Pedro Barreiros, bem como a diretora do Parque Natural da Ilha terceira, Sónia Alves. A 04 de Fevereiro, o formador João Leite vai ministrar um workshop sobre “Comunicar para Resultados”, com abordagem sobre as dinâmicas da comunicação interpessoal e dinâmicas de apresentação para grupos: apresentações com público; palestras; sessões para pequenos grupos. Finalmente, a 11 de Fevereiro, decorre um workshop sobre “Marketing digital especial turismo – Plataformas turísticas na internet”, visando reconhecer o alcance do mercado digital no setor do turismo e dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas para criarem uma presença de valor na internet em plataformas turísticas relevantes para o seu setor.

Todas as informações sobre os cursos, assim como as inscrições, podem ser feitas online, através do site da CCAH, em www.ccah.eu/formacao.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

CCAH/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/camara-de-comercio-promove-295-horas-de-formacao-em-angra-do-heroismo/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.