`Cais de Angra´ eleito melhor restaurante do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira

O Cais de Angra foi eleito o melhor restaurante da 8ª Edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, resultante da média das avaliações dos pratos a concurso, junto com os critérios da ementa, carta de vinhos, qualidade de serviço e ambiente.

A iniciativa que decorreu entre 21 de Abril e 14 de Maio de 2017, organizada Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, com o cofinanciamento do PO AÇORES 2020 – União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), contou com a participação de 15 restaurantes, tendo estes vendido cerca de 6.000 menus especiais, resultando em movimentos na ordem dos 102 mil euros.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu na tarde de ontem, 19 de maio, em Angra do Heroísmo, foram entregues um total de 7 troféus, eleitos através de votação de um júri secreto.

Para a escolha dos melhores pratos foram considerados os critérios de apresentação, equilíbrio, sabor e utilização de produtos regionais. Assim, a melhor entrada foi para os restaurantes Q.B., com o Carpaccio de Polvo, molho verde, salada asiática, romã, pera e crocante de queijo da ilha, juntamente com o Restaurante Monte Brasil, do Terceira Mar Hotel, com a Raia aromatizada com limão e alho, ovas de peixe, gema de ovo cremosa, caldo de peixe e collie de coentros. O melhor prato de carne foi para o Restaurante Q.B., com o naco de novilho grelhado, legumes grelhados, cebola assada e creme de cogumelos. O mesmo Restaurante venceu o Melhor Prato de Peixe, com o Lombinho de peixe corado, arroz malandro de lapas, funcho, lima e azeite de salsa. O melhor prato saudável foi atribuído ao Restaurante Monte Brasil, do Terceira Mar Hotel, com o Duo de crepe de espinafres recheado com aves e crocante de vegetais, arroz integral com beterraba e smoothie de cenoura e laranja. A melhor sobremesa foi a Panna Cotta de baunilha enamorada com frutas exóticas do cais de Angra enquanto o melhor menu criança os Nuggets de frango com puré de maçã e salada, juntamente com a mousse de chocolate com gelado de baunilha, do Restaurante Sabores do Chef.

Foram, também, conhecidos os vencedores sorteio de vales-refeição para os clientes dos restaurantes, sendo premiados 16 clientes, um por restaurante, com vales de 15€ para utilizar em cada restaurante.

O Festival de Gastronomia “Sabores da Inovação – Terceira Best Food Awards 2016” foi antecedido de um total de 45 horas de workshops nas áreas de cozinha, enogastronomia e gestão de reclamações, bem como consultoria especializada em cada restaurante, com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória.

 

 

 

 

Foto: CCAH

GC CCAH/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/cais-de-angra-eleito-melhor-restaurante-do-festival-de-gastronomia-da-ilha-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.