BE quer conhecer detalhadamente o registo oncológico regional dos Açores

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda/Açores quer ter acesso detalhado ao registo oncológico regional dos Açores (RORA), realizado em 2015.

Num requerimento entregue no Parlamento regional, os deputados António Lima e Paulo Mendes lembram que “a população terceirense, mais concretamente do concelho da Praia da Vitória, tem
manifestado a sua preocupação relativamente a possíveis impactos na saúde, por via da contaminação de aquíferos, solos e sub-solos por hidrocarbonetos e chumbo, resultante da presença militar norte-americana, na base das Lajes”.

Os parlamentares referem que as explicações dadas pelo presidente do Centro de Oncologia dos Açores (COA) e pelo coordenador científico do registo oncológico dos Açores, em março passado, aquando da apresentação do documento, não possibilitou o conhecimento da taxa de incidência por ilha.

Assim, os deputados bloquistas açorianos requerem cópia dos dados do relatório “Cancro nos Açores,
incidências, mortalidade, sobrevivência – registo oncológico regional dos Açores – RORA, 2015”, desagregados por ilha, concelho, freguesias, sexo, tipo de cancro, grupo etário e taxa de mortalidade.

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/be-quer-conhecer-detalhadamente-o-registo-oncologico-regional-dos-acores/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.