BE propõe auditoria às contas da SATA e suspensão da sua privatização

O Bloco de Esquerda quer que o Tribunal de Contas faça uma auditoria às contas da SATA para identificar as necessidades de recapitalização da empresa e apontar recomendações para o seu saneamento financeiro e para a sua sustentabilidade futura, e propõe que o Governo Regional suspenda o processo de privatização até à conclusão da auditoria.

A proposta deu entrada no parlamento, hoje, com pedido de urgência, para que possa ser debatida e votada ainda esta semana.

O deputado António Lima alertou que a opção do Governo Regional pela privatização “pode transformar-se num caminho desastroso”, tendo em conta que a SATA é estratégica para os Açores, não só porque é a garantia da mobilidade dos açorianos e açorianas para o exterior do arquipélago, mas também por ser um instrumento de intervenção na economia regional.

“É imperativa uma clarificação total da situação financeira do Grupo SATA, e em particular da Azores Airlines. Só assim é possível, de forma transparente, encontrar as soluções que permitam a viabilização da empresa e a sua continuidade enquanto empresa pública estratégica”, disse o deputado do BE, em conferência de imprensa.

O BE alerta para as consequências negativas da anunciada privatização da SATA: “põe em causa o acesso à mobilidade com o exterior dos açorianos e açorianas” e acaba com a capacidade do Governo Regional de “atuar sobre a economia em momentos de crise”, como aconteceu durante o pico da crise iniciada em 2008, em que a SATA suportou milhões de euros de prejuízo para salvar o sector do turismo nos Açores.

Privatizar a SATA é entregar a empresa a “interesses estranhos e contrários aos Açores”, porque “num quadro da aquisição de capital social por uma empresa de maior dimensão, esta passará a deter o poder de definir a estratégia da SATA, de acordo com os seus interesses que, nem sempre, nem necessariamente, serão coincidentes com os da Região”, explica António Lima.

 

 

 

 

Foto: BE Açores

GI BE/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/be-propoe-auditoria-as-contas-da-sata-e-suspensao-da-sua-privatizacao/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.