`Azores Triangle Adventure´ decorre de 7 a 9 de outubro nas ilhas do Triângulo

ata2015_faial_carlos-pedroAs ilhas do Triângulo recebem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a segunda edição da Azores Triangle Adventure, prova de trail running disputada em três etapas, no Faial, Pico e São Jorge.

Este ano, todavia, o evento de trail running com a marca Azores Trail Run conta com uma novidade: pela primeira vez, a prova do Faial pode ser realizada de forma autónoma da Triangle Adventure.

Com 42 quilómetros de extensão e um desnível de 2100 metros, a Maratona dos Vulcões – ou Volcanoes Sky Marathon – inclui a Taça de Portugal de Sky, competição tutelada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

O Skyrunning surgiu em Portugal com esta designação em 2014, com a Ultra SkyMarathon Madeira, que agora faz parte da Taca do Mundo de Skyrunning. Antes desta data tiveram lugar algumas competições, denominadas de corrida em montanha.

De acordo com João Paulo Queirós, da FCMP, foi apenas este ano que as corridas da modalidade em Portugal passaram a ser desginadas de “Sky”, com as competições de SkyRace e SkyMarathon.

“Em 2015, surgiu a primeira Taca de Portugal de Skyrunning mas feita em outros moldes, em que todas as competições contavam para a Taça, mas dando diferentes pontos. Em 2016, existem três Taças de Portugal, englobando as competições de características semelhantes”, explica.

Atualmente, Portugal conta com cerca de uma centena de atletas federados a competir em Skyrunning. Para se federar, basta ao atleta interessado dirigir-se a um clube filiado na FCMP.

A primeira prova de Skyrunning realizada nos Açores aconteceu em maio último, com o Km Vertical da Ilha do Pico, onde participaram 41 atletas, com o austríaco Andreas Tomann a sagrar-se vencedor.

Desta feita, é a vez do Faial receber a modalidade, num percurso que coincide com a terceira etapa da prova Azores Triangle Adventure.

A Maratona dos Vulcões é a sexta e última prova da Taça de Portugal de Sky 2016, pelo que poderá ter um papel importante da atribuição do troféu.

O líder da competição, Pedro Guimarães, é, de resto, um dos atletas esperados no Faial no próximo dia 9 de outubro.

Em femininos, a Taça de Portugal de Sky é liderada por Ester Alves, que participou na última edição do Azores Trail Run.

Para a FCMP, “as ilhas do Triângulo têm um enorme potencial para o Skyrunning”.

João Paulo garante, por isso, que os atletas que participarem na Maratona dos Vulcões podem esperar uma prova muito especial: “os atletas podem esperar uma excelente prova com uma organização exemplar e umas paisagens fantásticas. Sendo uma prova de características muito técnicas, insere-se no conceito da modalidade,indo até ao ponto mais alto da ilha e percorrendo uma paisagem espectacular. Os atletas devem estar preparados para encontrar uma maratona de montanha com um desnível acentuado e que e necessário ultrapassar”, explica.

Para além de ser uma oportunidade única para os atletas, a Maratona dos Vulcões é também, para a Federação, uma boa oportunidade para divulgar a modalidade nos Açores.

As inscrições para a Maratona dos Vulcões estão disponíveis no site da Azores Triangle Adventure (www.triangleadventure.com – Separador “Etapas”), onde também pode ser consultado o regulamento da prova.

 

 

 

 

Foto: Carlos Pedro

ATR/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/azores-triangle-adventure-decorre-de-7-a-9-de-outubro-nas-ilhas-do-triangulo/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.