Associação cultural promove iniciativas que reduzem a pegada ambiental no Pico

A MiratecArts opera um dos maiores centros de arte nos Açores, a Galeria Costa, onde a arte e natureza estão de mãos dadas em mais de 24 mil metros quadrados ao ar livre. Este mês, a associação apresenta duas novas vertentes para ficar mais perto da natureza e melhorar a pegada ambiental.

Desde as revistas à criação de canecas, a estrear na terceira edição do Festival Cordas, de 12 a 16 de setembro, na ilha do Pico, o diretor artístico expressa a sua felicidade para com estes passos dados.

“As nossas revistas, ferramentas já cobiçadas não só por residentes mas também por visitantes, que nos conhecem através das redes sociais, estão agora a ser impressas em papel reciclado”, avança Terry Costa, realçando que “consegue-se ver a diferença pelo papel e isso causa um grande impacto no ambiente”.

As revistas MiratecArts são recheadas com informação sobre os eventos que a associação apresenta, assim como os roteiros desenvolvidos: Sorrisos de Pedra de Helena Amaral, Moinhos do Pico e Madalena Roteiro de Arte Pública, que já se tornaram indispensáveis para os visitantes à ilha montanha.

Outro item que é fonte de orgulho para a MiratecArts são as canecas de bambu. Desenhadas pelo próprio diretor artístico, construídas pelo senhor João Alves da Piedade do Pico, e gravadas com o logotipo MiratecArts pelo jovem Tiago Melo, estas peças artesanais, com bambu da ilha, vem tomar conta do lugar de centenas de copos de plástico que se usava nos eventos e brindes da associação.

“Se não é de vidro, agora temos as canecas de bambu, assim fazendo o plástico desaparecer cada vez mais”, explica Costa, salientando que “foi um prazer trabalhar com um residente da ilha para conseguir uma centena de canecas que serão usadas e re-utilizadas nos eventos”.

A MiratecArts para além das habituais provas e brindes com o parceiro Picowines, tem poucos eventos que incentive a beber bebidas alcoólicas. A associação tem o foco na arte e nos artistas eliminando, assim, festas que são fonte de grande desperdício e não ajudam a Mãe Terra.

Assim, no domingo, 16 de setembro, pelas 14h, estão convidados a estrear as Canecas MiratecArts com a prova de novos vinhos Picowines na MiratecArts Galeria Costa – é uma aventura ao ar-livre, no meio das vinhas, seguida de atuações de vários grupos açorianos incluindo a Casa da Música da Candelária, Associação de Músicos da Ilha Branca, Tocadores da Viola da Terra de São Jorge e da Associação de Juventude Violas da Terra, culminando em cerca de 30 tocadores de instrumentos de corda.

 

 

Foto: Direitos Reservados

MiratecArts/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/associacao-cultural-promove-iniciativas-que-reduzem-a-pegada-ambiental-no-pico/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.