Artur Lima alerta para promessas enganosas dos socialistas no Faial

Artur LimaO presidente do CDS-PP Açores apelou ontem aos Faialenses para que não continuem a acreditar nas promessas socialistas relativas à melhoria das condições de operacionalidade do Aeroporto da Horta, acusando os socialistas de não investirem na ilha “porque sentem que os Faialenses dão sempre a vitória ao PS”.

Numa ação de pré-campanha acompanhando os candidatos do Partido pelo círculo eleitoral do Faial, no Aeroporto da Horta, Artur Lima pediu para que os eleitores faialenses “não se deixem enganar, mais uma vez, e não se deixem levar pelas renovadas promessas socialistas de que agora é que o PS quer melhorar as condições de operacionalidade do aeroporto da Horta”.

“Em 2004, o CDS fez uma proposta, que foi aprovada, que previa a melhoria das condições de operacionalidade do Aeroporto da horta, mas o Governo Regional do PS não fez nada… Durante anos justificaram os seus incumprimentos com governos da república de outras cores políticas, mas já tiveram vários governos socialistas na República e nunca fizeram nada e, agora, têm outra vez um Governo da República socialista e continuam sem fazer nada”, criticou.

O Líder dos populares açorianos diz que a cabeça de lista do PS pelo Faial, o Presidente do Governo e o Secretário Regional dos Transportes “têm que dizer aos faialenses quantos aviões da SATA estão certificados para o sistema NRP? Quantas tripulações da SATA estão certificadas para este sistema de aproximação por precisão e qual o sistema que vão implementar: se o 0.1, o 0.2 ou o 0.3? É isto que os socialistas têm que esclarecer aos faialenses, porque, caso contrário, estaremos perante mais um embuste socialista aos faialenses”.

Acentuando que desde 2004 que já s epodiam ter feito os investimentos necessários à melhoria das condições de operacionalidade na pista daquele aeroporto, Artur Lima apontou um estudo, de 2010, feito para o aeroporto da vizinha ilha do Pico e que “recomendava que este sistema NRP deveria ser adotado para os aeroportos das ilhas do triângulo”

“O CDS vai propor que este sistema seja implementado nos aeroportos do Faial, Pico e São Jorge. É preciso eleger mais deputados do CDS para que tenhamos força para isso, até porque estamos a falar de um sistema simples e só basta o Governo dar orientações e a SATA passa a ter tripulações e aviões certificados para operar nestas ilhas”, afirmou.

Artur Lima diz “já não acreditar nas promessas socialistas para o Aeroporto da Horta”, até porque, recorda, “a promessa que o Governo Regional e o PS fizeram em tempos de que se a ANA não fizesse o investimento na ampliação da pista do Aeroporto da Horta seria o próprio Governo Regional a avançar com este investimento… Até hoje o aeroporto está do mesmo tamanho”.

Perante isto, apontou, “o PS já enganou os faialenses muitas vezes; eu já não acredito nestas promessas; este sistema está implementado em variadíssimos aeroportos do mundo, está testado e há estudos que apontam para a importância da sua instalação nos aeroportos do Faial e Pico”, reforçou, acrescentando que, “em 2009, o INAC já aprovou os procedimentos de descida para este sistema NRP/RISE no Aeroporto da Horta”.

Segundo o Presidente dos democratas-cristãos “os procedimentos de descida dos aviões para o Aeroporto da Horta já estão feitos”, pelo que insistiu na pergunta: “Porque é que não implementam o sistema? É isso que a cabeça de lista do PS do Faial, o Presidente do Governo e o Secretário dos Transportes têm que esclarecer”.

Relativamente ao aumento da pista da Horta, Artur Lima apela “à seriedade e objetividade”: “para já é preciso implementar o sistema de apoio à operacionalidade das aeronaves e tripulações e depois devemos com seriedade e com objetividade estudar as possíveis alterações à pista deste aeroporto e ver qual a melhor solução, até porque existem várias, pois pode passar pelo aumento das zonas de segurança ou até pode passar pela opção de termos outro tipo de aparelhos a voar para a Horta”.

O que “é decisivo”, para o CDS-PP, “até porque agora vem o inverno, é instalar a bordo dos aviões o sistema NRP, e saber qual é o sistema que vão implementar, porque há sistemas com diferenças de preços grandes”.

No entanto, frisou, quanto aos custos, “se compararmos os estudos todos que a SATA fez para escolher os novos aviões da frota de longo curso, onde gastou mais de um milhão de euros, o investimento na melhoria das condições de operacionalidade no Aeroporto da Horta é irrisório”.

A terminar, Artur Lima voltou a apelar aos eleitores faialenses: “tenham a coragem de mudar, olhando para as opções políticas e optando por uma alternativa”, recordando que, “quando o Faial não teve só deputados do PS e do PSD esteve no mapa política. O que é que os faialenses querem? Têm que ter a coragem de mudar. Não sejam subservientes. Dependem de Vasco Cordeiro e do PS porquê? O que é que os faialenses devem ao PS? Eu não percebo, até porque quando o Faial mudou de deputados até foi posto no mapa… Há anos que os faialenses optam por 2 deputados do PS e 2 do PSD e não beneficiam nada com isso”.

 

 

 

 

GI CDS-PP/Açores

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/artur-lima-alerta-para-promessas-enganosas-dos-socialistas-no-faial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.