“Arca do Tempo” em exposição na Biblioteca Pública e Arquivo Regional na Terceira

A direção regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), inaugura sexta-feira, 17 de março, pelas 18h00, a exposição denominada “Arca do Tempo”, que apresenta os documentos, livros e incunábulos mais valiosos à guarda do arquivo e da biblioteca documental da instituição.

A inauguração inclui uma conferência sobre o tema “Criação da Cidade e da Diocese de Angra: memórias do tempo”, por Francisco Maduro-Dias.

Esta exposição visa revelar a história de uma cidade com a relevância de Angra do Heroísmo e de uma ilha com a forte marca impressiva que teve a Terceira na história do país, oferecendo aos visitantes verdadeiros tesouros depositados na casa forte da biblioteca, revelando cinco séculos de história.

Nesse sentido, a exposição inclui, entre outros, o mais antigo documento manuscrito existente na BPARLSR, datado de 1483, o Livro do Tombo das coisas mais importantes da Câmara de Angra (1534), a Fénix Angrense, ou a Histoire de la navigation, de Jan Huygen van Linschoten, de 1619.

A riqueza desta mostra reside também no enquadramento estético da documentação única e rara que se apresenta, profusamente adornada com iluminuras, xilogravuras com motivos vegetalistas ou desenhados a ouro, acompanhada de frisos, carateres góticos, tarjas historiadas ou elementos decorativos, que representam cenas de caça, figuras de animais, florais e capitais floreadas, e se apresentam em suporte de pergaminho e de papel.

Também o tipo de encadernação remonta, em alguns casos, aos alvores da imprensa, e ostenta fechos da época, ex líbris, e marcas tipográficas distintivas.

A exposição estará patente até 25 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00.

Francisco Maduro-Dias, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Museologia (Universidade Autónoma de Lisboa) e em Gestão e Conservação da Natureza (Universidade dos Açores).

 

 

 

 

Foto: Cartaz

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/arca-do-tempo-em-exposicao-na-biblioteca-publica-e-arquivo-regional-na-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.