Apresentada Viola da Terra especial construída pelo luthier Raimundo Leonardes

CordasNa abertura oficial do Festival Cordas, o diretor artístico da MiratecArts recebeu um presente. Raimundo Leonardes, um dos mais jovens luthiers da região, apresentou uma Viola da Terra muito especial.

Com toda a sua simbologia tradicional, a viola também adorna a imagem do Cordas – World Music Festival. A Viola da Terra dos Açores, a viola dos dois corações, é o instrumento mais singular da região e, desde que o povo se lembra, sempre fez parte do quotidiano da sociedade açoriana.

Terry Costa pretende apresentar esta viola nas escolas do Pico, ainda durante o Festival Cordas, como incentivo para que os jovens agarrem o instrumento e o façam parte do seu dia-a-dia. “Gostava de ver mais jovens, e em especial mulheres, a pegar na Viola da Terra, aprender a tocar, seja em eventos tradicionais ou mesmo a criar novos grupos que desenvolvam o instrumento mais açoriano para concertos originais. A viola merece, a nossa cultura está a pedir este arranque e desenvolvimento e a MiratecArts está aqui para incentivar e ajudar isso acontecer.”

Raimundo é o primeiro luthier a aplicar a amplificação às violas da terra e este ano frequentou um curso de luteria no Brasil. Na sua apresentação falou sobre esta experiência e sobre a construção de violas, mostrando moldes e os passos que segue para construir o som da cultura açoriana.

O festival de músicas do mundo, Cordas, está a decorrer na vila da Madalena, ilha do Pico até 18 de setembro. Organizado pela associação MiratecArts em parceria com a Câmara Municipal da Madalena, este é um projeto único no país, celebrando a arte dos instrumentos de corda. Uma exposição, conversas, apresentações de filmes e livros são eventos paralelos a uma vasta programação de concertos, abertos ao público, em geral, todos os dias desta semana.

 

 

 

 

Foto: Elisabete de Sousa

MiratecArts/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/apresentada-viola-da-terra-especial-construida-pelo-luthier-raimundo-leonardes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.