Angra do Heroísmo recebe projeto Sound@Açores

sound açoresA secretaria regional da Educação e Cultura, através da direção regional da Cultura, promove, entre 12 e 15 de outubro, a realização do projeto Sound@Açores|Novos Espaços – Tempo, da autoria de Verónica Metello, que terá lugar no Museu de Angra do Heroísmo e na Ermida da Boa Nova.

Este projeto internacional propõe-se reunir num mesmo evento artistas que desenvolvem projetos inovadores que permitem explorar a relação entre memória e património, espacialidade, sonoridade, performance e novos media, entre realidade analógica e virtual, proporcionando experiências imersivas inéditas.

Nesse sentido, o lugar físico onde os trabalhos destes artistas decorrem é crucial para a sua especificidade e singularidade, dado que são construídos em sinergia e participação, sendo, por isso, selecionados espaços de referência patrimonial, cuja singularidade arquitetónica, artística, histórica e acústica se possa integrar na criação da obra/performance.

A realização deste projeto concorre para uma nova fruição do espaço e uma nova consciência do património que é ativado e fruído em sinergia com as novas tecnologias, criando espacialidades e temporalidades próprias da contemporaneidade.

No programa desta iniciativa destaca-se, a 12 de outubro, na Ermida da Boa Nova, entre as 17h00 e as 18h30, a realização de uma mesa-redonda sobre o tema “Teoria da performance e espaços-tempo”, com a presença de Verónica Metello, Assunção Correia Melo e vários artistas, seguindo-se, no mesmo local, até às 20h00, o evento “Floating Devices”, instalação e conversa com o artista Rodrigo Carvalho.

“Floating Devices” terá continuidade no dia seguinte, no mesmo local, entre as 10h00 e as 13h00.

Durante o dia 13 de outubro, e em diversos locais da cidade de Angra do Heroísmo, decorrerá o projeto “The Ultimate Floating Selfie Machine”, com Filipe Pais e, pelas 19h00, no Auditório do Museu de Angra, terá lugar a performance “NaN:Collider”, seguida de uma conversa com os artistas João Martinho Moura e António Rafael.

O projeto “The Ultimate Floating Selfie Machine” também decorrerá a 14 de outubro, data em que se realiza, pelas 19h00, no Auditório do Museu de Angra, a performance “Included Middle”, bem como uma conversa com a artista Adriana Sá.

No sábado, 15 de outubro, também no Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, decorrerá, entre as 10h00 e as 14h00, a oficina intitulada “Ponto, Linha, Plano – Gráficos Interativos com Quartz Composer”, com Rodrigo Carvalho, seguindo-se, pelas 18h00, no mesmo local, uma conversa com o artista Filipe Pais.

A participação na oficina “Ponto, Linha, Plano – Gráficos Interativos com Quartz Composer” exige inscrição, que pode ser feita até 10 de outubro através dos endereços de correio eletrónico agenda.cultural@azores.gov.pt e drac.cc@azores.gov.pt.

 

 

 

 

Foto: João Dias

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/angra-do-heroismo-recebe-projeto-soundacores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.