ANA desmente Governo dos Açores sobre operação noturna no aeroporto da Horta

Direitos Reservados

A ANA – Aeroportos de Portugal refuta as razões apresentadas pelo Governo dos Açores e pelas quais não é possível à SATA Internacional – Azores Airlines realizar a operação noturna no aeroporto da Horta.

Em causa está a resposta do executivo açoriano a um requerimento do grupo parlamentar do PSD/Açores onde foi referido que a Azores Airlines não realizava voos noturnos para o Faial por “motivos de segurança”.

Segundo um esclarecimento remetido pela autoridade dos aeroportos de Portugal à Assembleia Municipal da Horta, ao qual o +central teve acesso, o aeroporto da Horta “está certificado para a operação noturna”, caraterística que “é totalmente independente do operador e do tipo de avião”, acrescentando que “nunca foi informada pela Azores Airlines de qualquer razão impeditiva da realização de voos noturnos” para aquela infraestrutura aeronáutica.

A ANA realça também que o aeroporto da ilha do Faial “tem as caraterísticas adequadas para servir a demanda”, estando “muito aquém da saturação”.

A ANA salienta que “não pode ser responsabilizada” pela decisão da Azores Airlines em não operar no período noturno e refere desconhecer “em absoluto” quais seriam os “critérios aceitáveis” para alterar essa decisão.

A empresa concessionária do aeroporto do Faial realça que “nunca foi solicitada a colocação de luzes de obstáculos adicionais para além das existentes (que incluem o Morro do Castelo Branco), nem foram listados os ‘determinados obstáculos’ que carecem de sinalização e que não foi solicitada a instalação de um sistema similar ao existente nas proximidades do aeroporto de Ponta Delgada”.

A ANA reitera, em conclusão, que o aeroporto da Horta está “diariamente disponível durante as 24 horas”.

+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/ana-desmente-governo-dos-acores-sobre-operacao-noturna-no-aeroporto-da-horta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.