Air Center: Lara Martinho acredita que será um instrumento de captação de interesse e investigação para os Açores

A deputado do PS/Açores na Assembleia da República acredita que o Air Center será um “importante instrumento” para posicionar os Açores em termos de investigação e de captação de interesse.

“Temos vindo a acompanhar, desde o início da legislatura, este dossier do Air Center e desde o inicio que o senhor ministro da ciência tem referido que o objetivo é de que seja uma rede de centros de investigação que permita aprofundar a investigação a nível dos oceanos, da atmosfera, portanto uma série de áreas em que os Açores dariam um contributo muito importante e uma mais-valia em termos de investigação nas áreas estratégicas e que o Air center seria um centro internacional que pudesse captar investigação de todo o mundo”, afirmou Lara Martinho, em entrevista ao investinterceira.com.

A parlamentar açoriana salientou que “esse trabalho tem sido desenvolvido nos vários contatos que temos tido com o ministro da ciência, de procura junto de diferentes países, uma parceria que possa reforçar a vertente do Air Center”.

Sobre as declarações do ministro Manuel Heitor de uma presença simbólica com funções administrativas nos Açores, a vice-presidente da bancada socialista entende que devem ser esclarecidas, esclarecendo o que é que se entende pela sede e qual poderá ser o potencial.

“Continuo a acreditar que não se vai restringir a esta questão administrativa mas é importante o senhor ministro esclarecer o assunto, porque o nosso objetivo é que sejam centros que potenciem o desenvolvimento da Terceira em particular, e os Açores no seu todo”, realçou a deputada.

Lara Martinho destacou ainda que, “no âmbito do primeiro encontro, que teve lugar aqui na Praia da Vitória, vimos que o mesmo atraiu imensos investigadores e muitas pessoas ficaram a ver o grande potencial da Terceira e há sempre aqui sinergias que se criam que vão para além da sede.

A socialista açoriana considera por isso que “temos de continuar a trabalhar para alargar o horizonte no sentido de que o Air Center venha a perspetivar projetos estratégicos nacionais com uma visão internacional para que possa atingir uma dimensão que potencie um desenvolvimento da nossa ilha e da nossa região”.

 

Foto: investinterceira.com (DR)

investinterceira.com/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/air-center-lara-martinho-acredita-que-sera-um-instrumento-de-captacao-de-interesse-e-investigacao-para-os-acores/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.