Air Center: espanhol vai dirigir Centro Internacional de Investigação do Atlântico

JEdgardo Vieira

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou hoje que um dos responsáveis da Plataforma Oceânica das Canárias, José Joaquín Brito, vai dirigir o AIR Center, Centro Internacional de Investigação do Atlântico dos Açores.

Segundo Manuel Heitor, José Joaquín Brito, que lidera o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias, em Espanha, foi selecionado por concurso e assumirá as novas funções até ao fim de fevereiro.

O AIR Center, que tem a sua sede na ilha açoriana da Terceira, pretende reunir a investigação sobre o Atlântico, em áreas como espaço, oceanos, alterações climáticas e processamento de dados, ao agregar uma rede de instituições científicas de vários países.

Na fundação do AIR Center estiveram envolvidos, além de Portugal, do qual partiu a iniciativa, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Espanha, Nigéria e Uruguai.

Reino Unido, África do Sul, Argentina e Índia também se associaram, como observadores, tal como universidades, empresas e organizações de investigação e tecnologia, incluindo a Plataforma Oceânica das Canárias.

A Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias é um laboratório flutuante direcionado para a investigação e o desenvolvimento de tecnologias marinhas avançadas.

+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/air-center-espanhol-vai-dirigir-centro-internacional-de-investigacao-do-atlantico/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.