Air Center: centro nacional do SST ficará sediado no Parque Tecnológico da Ilha Terceira

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia revelou esta semana que o centro nacional do  programa Space, Surveillance and Tracking (SST) ficará sediado no TERINOV — Parque Tecnológico da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

“O Governo regional conseguiu sediar aqui na Terceira, há relativamente pouco tempo, o SST. É um programa, a que Portugal aderiu recentemente, que recolhe dados, eminentemente, para uso militar, com interesse científico, que passará a ser uma infraestrutura utilizável pelo Air Center”, afirmou Gui Meneses, na visita de trabalho do Governo dos Açores à ilha Terceira.

O secretário regional adiantou que está a ser concluído o projeto de alteração do espaço no TERINOV, na freguesia da Terra Chã, prevendo fixar entre 16 a 20 postos de trabalho qualificado.

O SST é um programa europeu que visa garantir capacidade própria de monitorização, caracterização e seguimento de objetos que, deslocando-se em órbitas próximas à Terra, possam constituir um perigo real para as infraestruturas espaciais, para as missões de acesso e deslocação no espaço e para a segurança dos cidadãos por via da entrada na atmosfera desses mesmos objetos.

A nível nacional, o SST enquadra-se na Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (EI&I) 2014-2020, contribui para a Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento e o Emprego (EFICE) 2014 -2020, promovendo um melhor aproveitamento dos fundos nacionais e europeus, e permite otimizar o cumprimento dos objetivos definidos no Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).

O responsável regional da aérea científica revelou, também, que estão a ser negociados, com o ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, contratos-programa para recrutamento de investigadores, ao abrigo do projeto Air Center.

“Está a ser negociada com o ministério da Ciência a possibilidade de haver aqui alguns contratos-programa para o recrutamento de investigadores doutorados para trabalharem em infraestruturas regionais, ligadas a grupos de investigação regionais”, disse Gui Meneses.

Concretamente, o governante referia-se à investigação das alterações climáticas e do estudo da atmosfera.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/air-center-centro-nacional-do-sst-ficara-sediado-no-parque-tecnologico-da-ilha-terceira/

1 comentário

    • Luís Filipe Ruas Madeira de Vasconcelos Franco on 9 Novembro, 2018 at 21:51
    • Responder

    Uma sede puramente simbólica com um impacto sócio-económico e cientifico ridículo se comparado com os centros tecnológicos a construir em Peniche e Matosinhos à conta dos Açores – inacreditável como um Governo Regional se deixa “enrabichar” depois de 500 anos de exploração.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.