Agricultores desmentem Governo sobre antecipação de pagamentos do POSEI nos Açores

A Federação Agrícola dos Açores (FAA) negou que haja pagamentos antecipados de ajudas do Posei aos agricultores açorianos, ao contrário do que avançou o Governo regional.

Direitos Reservados

“A Federação Agrícola dos Açores informa que não existem pagamentos antecipados de ajudas do Posei aos agricultores, no âmbito das ajudas à vaca leiteira, vaca aleitante, culturas arvenses e produtores de ananás, conforme foi difundido pelo Governo Regional dos Açores, já que face aos anos anteriores, os pagamentos estão inclusive atrasados”, lê-se num comunicado assinado pelo presidente da federação, Jorge Rita.

A FAA esclarece que “os pagamentos destas ajudas do Posei, que deveriam ser feitos na sua totalidade no mês de Dezembro, têm sido usualmente antecipados em parte, por decisão da União Europeia em dois meses, e tomando como referência a campanha de 2017/2018, as ajudas agora pagas, foram efectuadas em tranches, 70% em Outubro e o remanescente em Dezembro do mesmo ano, excepto a ajuda às culturas arvenses que foi de 100% em Dezembro”.

Sobre a campanha de 2018/2019, “o primeiro pagamento foi das ajudas à vaca leiteira, vaca aleitante e produtores de ananás de cerca de 70% registou-se em Outubro de 2018, mas o segundo pagamento registado em Dezembro de 2018, que deveria ser o último, foi de 20% e de 25% e o que se registou hoje [ontem] foi o remanescente da vaca leiteira e dos produtores de ananás, ficando o pagamento do restante da ajuda à vaca aleitante ainda para o final de Março”, afirma Jorge Rita, acrescentando que no que toca às culturas arvenses, o pagamento de Dezembro foi de 90% e o resto será pago em Março.

“Desta forma, o pagamento destas ajudas do Posei que eram usualmente pagas em duas tranches, passou a ser feito em três, enquanto a ajuda às culturas arvenses passou de um pagamento para dois”, esclarece o responsável.

O comunicado de Jorge Rita surge após o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, ter anunciado que o Governo dos Açores garantia a antecipação de pagamentos de ajudas do Posei em relação ao calendário inicial.

“O Governo dos Açores solicitou e foi aceite pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a antecipação do pagamento dos valores remanescentes do calendário inicial, uma decisão que vai permitir melhorar, nesta altura, a tesouraria das explorações agrícolas”, referiu o governante durante a visita estatutária do executivo à ilha Graciosa.

Jorge Rita afirma que a antecipação anunciada pelo executivo “não é real e esta mensagem que é transmitida à população vem desvirtuar a actividade do agricultor, que passa por um período difícil”, sublinhando que o recebimento das ajudas da União Europeia pelos agricultores açorianos é “legítima”.

O presidente da FAA conclui o comunicado afirmando que “não pode concordar” com a comunicação feita pelo executivo, que, segundo considera, “origina uma imagem negativa da actividade agrícola junto da opinião pública, sabendo até que existem pagamentos regionais aos agricultores que ainda estão por fazer”.

DA/+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/agricultores-desmentem-governo-sobre-antecipacao-de-pagamentos-do-posei-nos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.