Açores recebem exercício avançado de busca e salvamento ASARex16

eh-101No período de 20 a 23 de setembro de 2016, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em parceria com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo da Lajes (ARCC Lajes), vai levar a cabo o exercício avançado de busca e salvamento – ASARex16.

O MRCC Delgada e o ARCC Lajes cooperam estreitamente entre si na coordenação e execução das mais variadas ações de Busca e Salvamento. A eficaz coordenação e conjugação de esforço em ações de Busca e Salvamento exigem um conhecimento detalhado e atualizado das capacidades dos meios mútuos, do seu modo de funcionamento, bem como, da compreensão das respetivas responsabilidades e áreas de atuação. Neste âmbito, estes centros promovem a realização de um exercício anual, integrando o encontro anual dos centros da região de busca e salvamento de Sta. Maria, visando a análise da atividade do último ano e a projeção do período seguinte.

Estes eventos têm-se revelado excelentes oportunidades para estimular o contacto com as entidades da estrutura auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, nomeadamente com a Secretaria Regional de Saúde dos Açores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) – através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar), na medida que permitem abordar assuntos relacionados com a busca e salvamento marítimo e aéreo, que lhes são transversais, bem como, treinar a sua interação.

Este exercício irá ter particular incidência no sector das pescas na RAA, tratando-se de uma das principais atividades económicas relacionadas com o mar, potenciadora em criar numerosos postos de trabalho, importa fomentar a segurança marítima também nesta atividade, através de medidas preventivas, onde a formação e treino desempenham um papel importante. Neste sentido, o MRCC Delgada promoverá, durante o primeiro dia do exercício ASAREX16, destaca-se uma demonstração pratica sobre a utilização de diversos equipamentos de salvação e socorro, às 1030, no porto de Rabo de Peixe, tendo como população alvo a comunidade piscatória da Região Autónoma dos Açores (RAA).

Durante o segundo dia, será realizado um ciclo de palestras vocacionado para as congéneres da busca e salvamento do Atlântico Norte, onde estarão presentes representantes do Canadá (JRCC Halifax), dos Estados Unidos (JRCC Norfolk) e de Espanha (MRCC Madrid).

No dia 23 realizar-se-á um simulacro de acidente a bordo de uma ou mais embarcações de pesca e que contará com a participação de meios da Marinha, da Força Aérea, da Autoridade Marítima Nacional e de uma aeronave da Guarda Costeira dos Estados. Este treino será realizado a sul de S. Miguel, baseado num cenário que visa treinar o dispositivo de Busca e Salvamento Marítimo nos Açores.

 

 

 

 

Foto: Marinha

CPPD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/acores-recebem-exercicio-avancado-de-busca-e-salvamento-asarex16/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.