Açores e Madeira vão assinar compromisso para desenvolvimento harmonioso das Regiões

O Governo dos Açores informou hoje que irá assinar uma Declaração Conjunta com o Governo Regional da Madeira, durante a visita oficial que Vasco Cordeiro fará, durante a próxima semana, àquele arquipélago.

A comitiva açoriana inclui, a convite de Vasco Cordeiro, diversos parceiros sociais regionais ligados à componente empresarial e aos setores produtivos, nomeadamente a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores e a Federação das Pescas dos Açores.

Vasco Cordeiro será acompanhado pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, e pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

Recorde-se que, aquando da visita de Miguel Albuquerque aos Açores, no início de 2016, foram assinados 10 protocolos de cooperação entre as duas regiões, em áreas como o artesanato, a saúde, a proteção civil, a construção civil, os transportes e os assuntos europeus, entre outras.

Estes protocolos visaram fomentar a cooperação de entidades públicas e privadas de ambas as Regiões Autónomas, com o objetivo de incrementar as trocas comerciais, económicas e colaboração a diversos níveis.

Esta deslocação oficial à Madeira vem na sequência da Declaração Conjunta assinada entre os dois Presidentes, na qual os respetivos Executivos consideraram que foi dado um impulso renovado para uma maior visibilidade e proximidade das relações entre as duas Regiões Autónomas e afirmaram, também, a comunhão de objetivos entre os Povos Madeirense e Açoriano, no âmbito do desenvolvimento harmonioso dos respetivos territórios e destes no todo nacional.

O primeiro dia desta visita, 23 de janeiro, será preenchido com uma reunião de trabalho entre os dois Governos, seguindo-se a apresentação de cumprimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e visitas à Universidade da Madeira e ao M-ITI Madeira Interactive Technologies Institute.

No dia seguinte, Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque visitam o Jardim Botânico da Madeira e as empresas Madebiotech e Eutelsat Madeira, enquanto que a manhã do dia 25 de janeiro será dedicada a visitar as empresas Cervejas da Madeira e ACIN Icloud Solutions, assim como o Mudas – Museu de Arte Contemporânea e o Centro de Maricultura da Calheta.

A tarde deste dia será reservada para uma reunião com entidades empresariais daquela Região Autónoma, seguindo-se a cerimónia de formalização dos protocolos de cooperação entre os dois Governos e da Declaração Conjunta que será assinada por Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque.

 

 

 

 

Foto: JAR

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/acores-e-madeira-vao-assinar-compromisso-para-desenvolvimento-harmonioso-das-regioes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.