3º Dia do Criador da Raça Ramo Grande decorre a 12 de maio na ilha do Faial

A secretaria regional da Agricultura e Florestas, através da direção regional da Agricultura, vai promover no dia 12 de maio, no Teatro Faialense, na ilha do Faial, o 3º Dia do Criador da Raça Ramo Grande, a única raça autóctone existente nos Açores.

A sessão oficial de abertura está prevista para as 10h00 e contará com a presença do secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, enquanto o encerramento ficará a cargo do diretor regional da Agricultura, José Élio Ventura, previsto para as 12h45.

O evento contará com a participação de vários investigadores e professores de âmbito nacional, que falarão sobre a estrutura racial e a seleção na raça bovina Ramo Grande, caracterização da carne, contributo para a certificação da carne Ramo Grande, organização da produção e comercialização da carne fresca diferenciada.

O programa inclui, também, da parte da tarde, visitas à Casa Etnográfica do Grupo Etnográfico de Pedro Miguel, a explorações de bovinos da raça Ramo Grande e uma demonstração de trabalho com juntas de bovinos.

As inscrições para participar no 3º Dia do Criador da Raça Ramo Grande devem ser feitas através da página da internet: www.bovinoramogrande.pt .

Em Portugal estão oficialmente reconhecidas como autóctones 15 raças de bovinos, entre elas a do ‘Ramo Grande’.

Atualmente estão inscritos no livro de adultos da raça Ramo Grande 1.407 bovinos, distribuídos pelas ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, S. Miguel e Graciosa.

No arquipélago existem 261 criadores desta raça.

 

 

 

 

 

Foto: bovinoramogrande.pt

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/3o-dia-do-criador-da-raca-ramo-grande-decorre-a-12-de-maio-na-ilha-do-faial/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.