34ª edição do Festival Internacional de Folclore dos Açores arranca no próximo domingo

O Folk Azores está de volta às ruas e aos palcos da Ilha Terceira de 12 a 19 de agosto. Aquele que é o maior festival do género em Portugal, traz à região, grupos vindos de vários continentes.

Desde o exotismo da Índia, passando pelos exuberantes ritmos do Panamá, a edição de 2018 do festival, conta com outros países como a estreante China, Espanha, Estónia, Itália, Lituânia, República Checa, Roménia, Sérvia, passando pelos grupos nacionais e regionais, este ano oriundos de Coruche e da própria Ilha Terceira.

Naquela que já é uma tradição assente, o festival vai à rua para dois desfiles. Na Praia da Vitória, a ter lugar no dia 12 de agosto, marcando assim o último dia das festas concelhias, ora como no célebre “Desfilando e Bailando”, que terá lugar no dia 14 de agosto entre o Alto das Covas e a Praça Velha com especial foco no espaço próximo à escadaria da Sé de Angra do Heroísmo.

Assumindo-se como um festival inclusivo, os grupos participantes vão passar por Centros Sociais e de Dia para a comunidade idosa, ora pela Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. De igual forma abrangente, passagens por freguesias de toda a ilha estão asseguradas, sendo elas a Agualva, Lajes, Ribeirinha, Porto Judeu e São Sebastião que mais uma vez vão receber os grupos participantes do festival. A tradicional e sempre aclamada “Celebração Ecuménica” tomará lugar na Igreja da Sé, no feriado de 15 de Agosto.

O Centro de Congressos de Angra de Heroísmo irá receber a “Gala Internacional do Folclore”, que este ano será baseada num conjunto de três espetáculos a ter lugar nos dias 15, 16 e 17 do presente mês. Por sua vez, o mesmo local acolherá mais uma edição do “Folclore no Centro Cultural”, a ter lugar no dia 18 de Agosto.

O palco da “Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais” volta a dar ênfase aos grupos locais, onde entre outros eventos, vão ocorrer a “Interação de Danças”, atividade pioneira na Europa com datas marcadas para os dias 15, 16 e 18.

Às 21h00 de 19 de Agosto, tempo da Praça de Toiros da Ilha Terceira receber o espetáculo de maior esplendor. A gala do “Folk Azores 2018” será novamente o destaque do último dia do festival, prometendo novamente identificar-se como um palco de muita dança, ritmos e sons de todo o mundo.

Todas as informações e novidades associadas ao evento, poderão ser encontradas nas redes sociais do Folk Azores.

 

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

FolkAzores/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/34a-edicao-do-festival-internacional-de-folclore-dos-acores-arranca-no-proximo-domingo/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.