33º Folk Azores decorre de 13 a 20 de agosto

A 33ª edição do Festival Internacional de Folclore dos Açores decorre de 13 a 20 de agosto na ilha Terceira, prometendo uma vez mais grande qualidade artística, que se revela num total de 13 grupos participantes e 12 nacionalidades diferentes.

Para além de Portugal, desta vez com participações de Santarém (Grupo Académico de Danças Ribatejanas) e da ilha de São Miguel (Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento), participam neste evento os países Argentina, Croácia, Eslovénia, Eslováquia, Polónia, Letónia, Hungria, Espanha e França. As novidades são os Estados Unidos da América, que, pela primeira vez, serão representados pelo estado do Havai – com o grupo Hawaiin Pacific Magic – ; e a Índia, que desde a primeira edição do Festival não se fazia representar. Trazem o “Friendship Dance Group of IAFFC”, cujo maior objetivo é espalhar uma mensagem de amizade através de trocas culturais, uma também missão da organização do Folk Azores.

Como é usual, estes grupos folclóricos internacionais seleccionados pelo Comité Organizador de Festivais Internacionais da ilha Terceira (COFIT), irão percorrer a ilha durante toda a semana, atuando em diversos locais.

Destacam-se os desfiles nas cidades Praia da Vitória – no dia 13, pelas 21h30, encerrando as Festas daquele concelho – e Angra do Heroísmo, no dia 16, quarta-feira, descendo pela Rua da Sé também a partir das 21h30. A habitual Celebração Ecuménica realizar-se-á na Sé Catedral de Angra, pelas 11h00, a 15 de agosto. Na sexta, 18, pelas 20h30, terá lugar a Gala Internacional de Folclore de Angra do Heroísmo, no Centro Cultural e de Congressos da cidade, de entrada gratuita para todos os idosos do concelho. Nesta participam os grupos Ballet La Capouliero (França), Agrupacíon Folclórica de Princesa Iraya (Espanha) e Zespót i Tanca Politechniki Warszawskiej (Polónia). No dia 19, pelas 22h40, o “Folclore na Passarelle” – um momento que visa dar destaque aos ricos e variados trajes folclóricos de cada grupo participante – acontecerá na Praça Almeida Garrett.

Novidades deste ano, em termos de programação, são os dois espetáculos agendados para os dias 15 e 17 de agosto no Teatro Angrense pelas 20h30, denominados “Folclore Internacional no Teatro” que terão a presença de 6 grupos internacionais em que o público terá a oportunidade de ver uma forma diferente dos grupos se exibirem num palco de excelência da urbe angrense.

Destaca-se também a “Interação de Danças”, novidade a nível europeu, que terá lugar no final da programação dos dias 15, 17, 18 e 19 de agosto na Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais, a ter lugar na Praça Almeida Garrett, em que o público poderá ter oportunidade de ver como o folclore é dinâmico em várias vertentes e que por vezes pode mesmo ser suprendido pelos diversos grupos em palco.

O Folk Azores encerra a 20, pelas 21h00, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, com um grandioso espetáculo, onde cada país seleciona o seu melhor número para dançar e (en)cantar.

 

 

 

 

Foto: Cartaz

COFIT/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/33o-folk-azores-decorre-de-13-a-20-de-agosto/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.