20 anos depois parlamento dos Açores assume presidência da CALRE

A açoriana Ana Luísa Luís foi eleita hoje, por unanimidade,  presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias 2018, sendo esta a primeira vez que o parlamento dos Açores assume o cargo, 20 anos depois da fundação da CALRE.

A presidente do parlamento açoriano referiu,na ocasião,que “as regiões e os seus órgãos de governo próprio devem ter um papel ativo” uma vez que são estes os que estão mais próximos das pessoas, contribuindo assim para a construção de uma Europa “mais justa e social” e que será sob este desígnio, de uma Europa que conta com todos para ser mais forte, que se compromete trabalhar.

Ana Luís afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho levado a cabo pelas Presidências anteriores, destacando a ação e a contribuição da CALRE para a elaboração da legislação europeia e o fortalecimento das relações com o Comité das Regiões e outras instituições da União Europeia.

A aproximação dos cidadãos às instituições europeias e aos órgãos de poder regional e local; a atenção à Política de Coesão e a estratégia comunitária pós 2020; o debate sobre as alterações climáticas e sobre a educação para a igualdade de género,assim como,o estreitamento das relações entre as regiões com assento na CALRE enaltecendo as suas particularidades, nomeadamente, as questões da ultraperiferia, constituirão as principais prioridades da CALRE no próximo ano, declarou Ana Luís no seu discurso.

Ana Luís sucede a Juan Pablo Durán Sánchez, Presidente do Parlamento da Andaluzia, e exercerá as suas novas funções durante um ano com início no dia 1 de janeiro de 2018.

 

 

 

 

Foto: ALRAA

PALRAA/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/20-anos-depois-parlamento-dos-acores-assume-presidencia-da-calre/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.